domingo, 16 de dezembro de 2012

Professor da E.E. Prof. Samuel Benchimol, desempenha papel fundamental na educação


http://www.fapeam.am.gov.br/noticia.php?not=7156

Produção de sabão ecologico a partir do óleo residual de fritura na Esc. Est. Prof. Samuel Benchimol

https://plus.google.com/114056666458217692146/posts/1mAFgWWnx5K

ÍNDICE DOS ANOS DE 2008; 2009 E 2010



Amazonas faz ciência - Sabão Ecológico


Projeto Pro-Copa da Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol


Projeto química com Prazer na Escola




EDUCANÇÃO: A Música também Educa


REGULAMENTO DO PROJETO
Gestora: Madalena Ramos
Coordenadora: Alberneize Alexandrina
EDUCANÇÃO: A Música também Educa
TEMA: Meio Ambiente Saudável e Sustentável

DA PARTICIPAÇÃO
1. O 5º Festival Estudantil de música do Projeto EDUCanção na Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol é um festival dirigido exclusivamente a estudantes regularmente matriculados na Escola, com idade a partir de 12 anos, que só participarão mediante preenchimento da ficha de inscrição, atendendo integralmente às condições desse regulamento. No caso de duplas, grupos ou bandas, pelo menos 50% dos componentes deverão estar enquadrados a essa exigência, sendo que os intérpretes devem obedecer ao critério de estar matriculado na escola no ano letivo de 2012.
2. Será de responsabilidade exclusiva dos participantes a veracidade das informações fornecidas à Organização do evento.
3. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por perdas e danos e nem pela guarda de qualquer tipo de material dos candidatos.
4. Qualquer caso omisso a esse regulamento será decidido pela Organização do evento.
5. Fica explícito que todos os inscritos e selecionados do Festival autorizam previamente “Todos os Direitos de Imagem e Conexos” à Organização do evento para divulgar fotos, imagens e sons produzidos e/ou apresentados no Festival, para o trabalho de divulgação na mídia impressa, eletrônica e outras mídias, incluindo a produção do DVD oficial do evento, sem qualquer ônus para a Organização e seus parceiros no Evento.
6. Gastos com transporte, alimentação ou qualquer outro tipo de despesa dos concorrentes do Evento não são de responsabilidade da organização do Festival.
7. A Organização do evento fornecerá toda a infra-estrutura (sonorização, iluminação e palco) para a apresentação das canções, cabendo a cada um dos intérpretes ou bandas utilizar apenas seus próprios instrumentos incluindo os cabos de conexão em bom estado para seu próprio uso no festival.
8. Serão aceitas apenas músicas em Língua Portuguesa, de três (03) gêneros musicais: sertanejo, gospel e MPB.

DAS INSCRIÇÕES
9. Os formulários de inscrição e o regulamento do Festival serão fornecidos na Secretaria da Escola Prof. Samuel Benchimol, e também estarão disponíveis para download no blog da Escola:https://www.blogger.com/blogger.
10. Para realizar as inscrições, os interessados deverão se inscrever pessoalmente na Secretaria da Escola, até o dia ____ de ____ de 2012.
11. A música inscrita deverá ser conhecida do grande público, ou seja, não deverá ser inédita. Sendo permitido o uso de Playbacks.
12. Os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, juntamente com uma cópia da Carteira de Identidade, comprovante de matrícula na escola, e sete (07) cópias da letra da música que irá interpretar. Caso não tenham Carteira de Identidade, o candidato deve fornecer uma declaração de autorização de um responsável (pais) e cópia do RG do mesmo.
13. Em anexo à ficha de inscrição e comprovante de matrícula, os participantes deverão enviar a relação de estrutura mínima necessária para a apresentação do seu trabalho (mapa de palco e rider técnico, incluindo quantos músicos e microfones serão utilizados), considerando a estrutura que será disponibilizada pela Organização do evento.
14. Cada música inscrita, cuja duração deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) minutos, deverá ser em Língua Portuguesa e conhecida do grande público, não havendo obrigatoriedade de ser inédita. Seis cópias com a letra da música devem ser entregues no ato da inscrição e constar obrigatoriamente seu título, a identificação do(s) autor(es) original(ais) e o gênero musical (sertanejo, gospel e MPB). Lembre-se: sendo permitido o uso de Playbacks.

DA REALIZAÇÃO
15. O Festival será realizado na quadra da Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol, no dia ____de ________, a partir das 19:00.
16. A Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol, promoverá duas oficinas de música, abertas para jovens que estejam se iniciando no mundo da música. Estas serão realizadas na própria escola nas datas, ___ e ___ de _____. Para participar das oficinas, os interessados devem confirmar sua participação ligando junto à coordenação do evento.

DAS ELIMINATÓRIAS
17. O evento será dividido em uma etapa eliminatória e uma final. Na primeira etapa, dia __ de ___________, os candidatos deverão passar por uma audição presencial na Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol, a partir das ______, em que serão analisados por uma banca examinadora responsável pela seleção dos 12 intérpretes que vão se apresentar na eliminatória final, dia ____ de __________.
18. A divulgação dos trabalhos pré-selecionados será feita pela Secretaria da Escola, através de divulgação nos murais da mesma e envio de e-mail, assim como, divulgação no site da Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol.

DA BANCA EXAMINADORA
19. A banca examinadora será composta por intérpretes e músicos profissionais de notório conhecimento artístico-cultural e musical, não podendo os jurados ter ligação de parentesco direto com os candidatos.
20. O Corpo de Jurados do FESTIVAL DE MÚSICA será composto de 05 (cinco) membros escolhidos pela Comissão Organizadora, sendo que 01 (um) será o presidente. O presidente do Júri será responsável por:
• Fazer a soma de pontos dos participantes;
• Lacrar e recolher o envelope de cada jurado após a última apresentação de cada candidato;
• Votar somente nos casos de empate.
21. A banca levará em consideração os seguintes critérios de avaliação: interpretação, afinação, postura de palco, técnica vocal, carisma e melodia.
22. Para informações adicionais, os interessados podem procurar a equipe coordenadora do evento ou acessar o site da Escola.

DA PREMIAÇÃO
1º Lugar: Troféu, Placa e Gravação de uma faixa de CD em estúdio.
2º e 3º Lugares: Medalhas
DA DIVULGAÇÃO
• Site da Escola;
• Plataformas: Twitter, Facebook, Orkut;
• Cartazes e panfletos;
• FMs e TVs;
Mídia Espontânea.

Outras Informações:
• Ao enviar os trabalhos, deve-se escrever no envelope o gênero musical escolhido (sertanejo, gospel, MPB);
• As inscrições que não contiverem todo o material solicitado no regulamento serão automaticamente eliminadas.
* Todos os demais critérios e normas do Regulamento do Evento eventualmente não contemplados no seu descritivo serão decididos unilateralmente pela Organização do Evento, não cabendo qualquer direito a reparações e/ou reclamação posterior de parte dos inscritos no Festival.
* Ficará à inteira disposição da Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol a decisão da exibição de qualquer material relacionado ao Festival, em qualquer veículo de informação, em dia e horário a sua escolha.

PROJETO: QUÍMICA COM PRAZER NA ESCOLA




Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol







PROJETO: QUÍMICA COM PRAZER NA ESCOLA
A PRODUÇÃO DE SABÃO, SABONETES E GLICERINA A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA.

  



Coordenadora: Madalena Ramos


Técnica: Priscila Ferreira de Souza.

Iniciação Científica Júnior:
1. José Oliveira;
2. Luca Silva;
3. Marcos Andrade Vinhote.





MANAUS - 2012






COLETA DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA

POR QUE COLETAR O ÓLEO?

1. Por se tratar de um produto altamente poluente ao meio ambiente, 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água.
2. Este produto pode ter uma destinação correta e, além disso, gerar renda a muitas famílias que vivem da coleta e seleção de materiais recicláveis.
3. Pode-se evitar problemas com entupimento das tubulações nas residências.
4. Evitar a formação do gás metano, que causa mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
5. Em contato com o solo o óleo age como um impermeabilizante, contribuindo para que ocorram enchentes e inundações.

CONTATO

ESCOLA ESTADUAL PROF. SAMUEL BENCHIMOL
(92) 3667-2121

PROFESSORA MADALENA RAMOS
(92) 9268-2263



APOIO

Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC
Coordenadoria Distrital de Educação  CDE 7
Projeto Ciências na Escola – PCE
RECOFARMA DA AMAZÔNIA


PARA ONDE VAI O ÓLEO QUE VOCÊ JOGA FORA?

O óleo jogado no lixo ou no ralo da pia entope o seu encanamento, impermeabiliza fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos, coloca em risco a vida aquática e compromete a alimentação humana.

O QUE PODE SER FEITO?

Com o óleo de cozinha usado na fritura podem ser fabricados produtos de higiene e limpeza como o sabão em barra, sabão líquido e o sabonete e também combustível como o biodiesel.
DESTINO DO ÓLEO COLETADO
1. Coleta-se o óleo nas residências e leva-se para o Laboratório de Ciências da Escola.
2. Armazena-se em vasilhames de plásticos adequados.
3. Em seguida é realizada a purificação do óleo, com a filtração, lavagem e decantação.
4. Após a purificação do óleo realiza-se a produção dos sabões.
5. Com o sabão pronto o mesmo retorna ao doador do óleo residual de fritura por um pequeno valor, evitando assim a contaminação do ambiente.

QUEM SERÁ BENEFICIADO?
O valor arrecadado com a venda dos sabões é utilizado para manutenção do Laboratório de Ciências, compra de materiais e produtos.
Com a reciclagem do óleo residual de fritura você e o Planeta Terra são os principais beneficiados com uma vida mais saudável e mais duradoura.

COMO FAÇO A MINHA PARTE?
Acondicionando o óleo residual de fritura em sua casa em garrafas PET. Não esqueça de filtrar ou deixar decantar antes de passar para a garrafa, evitando que os resíduos gerados pela utilização do óleo passem para a garrafa. Quando a garrafa estiver cheia, leve até a Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol, que será devidamente utilizado e até distribuído para pessoas que trabalhem com o processo de reciclagem e reutilização do óleo residual de fritura.
SITUAÇÃO ATUAL DO ÓLEO USADO
O Brasil consome nove bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. Apenas 2,5% deste óleo são reciclados, que são os utilizados nas cozinhas de restaurantes, bares e hotéis. A grande maioria do óleo vegetal consumido encontra-se pulverizado em pequenos volumes nas residências, que diariamente são lançados nas redes de águas pluviais.

HISTÓRICO


HISTÓRICO 
Escola Estadual Professor Samuel Benchimol
Diante da necessidade da comunidade do Conjunto Residencial Nova Cidade, como também a criação de novos bairros na Zona Norte, a Secretaria de Educação e Cultura, na Gestão do Senhor Secretário Professor Vicente de Paula Queiroz Nogueira, no Governo do Dr. Amazonino Armando Mendes, construiu uma escola de 24 salas de aula com: um Laboratório de Informática, uma TV Escola, uma Biblioteca, uma Sala de Pedagogos, uma (01) Sala de Professores, uma (01) Diretoria, uma (01) Secretaria e uma Cantina Escolar, a fim de suprir parte da carência de escolas na Zona Norte.
Na época de sua inauguração, a escola funcionava nos turno matutino e vespertino com a modalidade de Ensino Fundamental do 1º Ano do 1º Ciclo à 8ª Série, sendo gradativamente implantado o Ensino Médio. Atualmente a escola funciona nos três turnos, sendo assim distribuídos: Turno Matutino – Ensino Fundamental do 1˚ ao 2˚ Ciclo (1º ao 5º Ano); Projeto Avançar (Fase 1 e Fase 2); Turno Vespertino – Ensino Fundamental Regular (6º ao 9º Ano); Projeto Avançar (Fase 3 e Fase 4) e Ensino Médio no Turno Noturno – Ensino Fundamental Regular (9º Ano); Ensino Médio Regular, EJA Fundamental e Médio (1º  e 2º  Segmentos).
Desta forma foi criada a Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol a qual teve a origem de seu nome em homenagem a um dos maiores intérpretes da Amazônia, o Professor Samuel Isaac Benchimol, nascido em Manaus, no dia 13 de julho de 1923, foi escritor com 109 trabalhos publicados, membro da Academia Amazonense de Letras. Professor Emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos, pesquisador catedrático da Disciplina Introdução à Amazônia, Líder Comunitário, Presidente do Comitê Israelita do Amazonas e Empresário Co-fundador do grupo Bemol-Fogás.
Uma conquista importante para a equipe escolar foi a criação de um espaço lúdico em parceria com o Grupo Benchimol, inaugurado no dia 04 de agosto de 2006, como também a implantação do Laboratório de Química e Física, juntamente com a Sala de Multimídias em 2010.
No ano de 2007, a escola passou por uma reforma e ampliação, onde foram criadas mais oito salas de aula e uma quadra poliesportiva.  Desde a sua inauguração a escola foi administrada pelos seguintes Gestores: Prof. Ulisses Martins Maciel (2002 a maio de 2003); Prof. Jaime Barroso (junho de 2003 a novembro 2005); Prof. Roberta Prestes da Silva (novembro 2005 a julho de 2007),Prof. Maria Faridi de Oliveira Valente (agosto de 2008 a julho de 2009), Prof. Ana Cleide da Cruz Marque Carvalho (agosto de 2008 a outubro de 2009), Prof. Raimundo Cleuci Roberto de Castro, (outubro de 2009 a outubro de 2011) Prof. Rosinildo Correia da Silva (outubro de 2011 a dezembro 2011).e atualmente a escola é dirigida pela Prof. Maria Madalena Ramos Ferreira.
Na área de Projetos Educacionais a escola desenvolve o Projeto EDUcanção, Projeto Química com Prazer na Escola, Educação Fiscal, Exposição Literária, Prevenção quanto ao uso indevido de Drogas, Educação Sexual, Projeto Afro brasileiro Indígena e o Projeto de Leitura e Escrita, projeto estes que vem contribuindo de forma significativa para a qualidade de ensino desta instituição de ensino.