domingo, 16 de dezembro de 2012

HISTÓRICO


HISTÓRICO 
Escola Estadual Professor Samuel Benchimol
Diante da necessidade da comunidade do Conjunto Residencial Nova Cidade, como também a criação de novos bairros na Zona Norte, a Secretaria de Educação e Cultura, na Gestão do Senhor Secretário Professor Vicente de Paula Queiroz Nogueira, no Governo do Dr. Amazonino Armando Mendes, construiu uma escola de 24 salas de aula com: um Laboratório de Informática, uma TV Escola, uma Biblioteca, uma Sala de Pedagogos, uma (01) Sala de Professores, uma (01) Diretoria, uma (01) Secretaria e uma Cantina Escolar, a fim de suprir parte da carência de escolas na Zona Norte.
Na época de sua inauguração, a escola funcionava nos turno matutino e vespertino com a modalidade de Ensino Fundamental do 1º Ano do 1º Ciclo à 8ª Série, sendo gradativamente implantado o Ensino Médio. Atualmente a escola funciona nos três turnos, sendo assim distribuídos: Turno Matutino – Ensino Fundamental do 1˚ ao 2˚ Ciclo (1º ao 5º Ano); Projeto Avançar (Fase 1 e Fase 2); Turno Vespertino – Ensino Fundamental Regular (6º ao 9º Ano); Projeto Avançar (Fase 3 e Fase 4) e Ensino Médio no Turno Noturno – Ensino Fundamental Regular (9º Ano); Ensino Médio Regular, EJA Fundamental e Médio (1º  e 2º  Segmentos).
Desta forma foi criada a Escola Estadual Prof. Samuel Benchimol a qual teve a origem de seu nome em homenagem a um dos maiores intérpretes da Amazônia, o Professor Samuel Isaac Benchimol, nascido em Manaus, no dia 13 de julho de 1923, foi escritor com 109 trabalhos publicados, membro da Academia Amazonense de Letras. Professor Emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos, pesquisador catedrático da Disciplina Introdução à Amazônia, Líder Comunitário, Presidente do Comitê Israelita do Amazonas e Empresário Co-fundador do grupo Bemol-Fogás.
Uma conquista importante para a equipe escolar foi a criação de um espaço lúdico em parceria com o Grupo Benchimol, inaugurado no dia 04 de agosto de 2006, como também a implantação do Laboratório de Química e Física, juntamente com a Sala de Multimídias em 2010.
No ano de 2007, a escola passou por uma reforma e ampliação, onde foram criadas mais oito salas de aula e uma quadra poliesportiva.  Desde a sua inauguração a escola foi administrada pelos seguintes Gestores: Prof. Ulisses Martins Maciel (2002 a maio de 2003); Prof. Jaime Barroso (junho de 2003 a novembro 2005); Prof. Roberta Prestes da Silva (novembro 2005 a julho de 2007),Prof. Maria Faridi de Oliveira Valente (agosto de 2008 a julho de 2009), Prof. Ana Cleide da Cruz Marque Carvalho (agosto de 2008 a outubro de 2009), Prof. Raimundo Cleuci Roberto de Castro, (outubro de 2009 a outubro de 2011) Prof. Rosinildo Correia da Silva (outubro de 2011 a dezembro 2011).e atualmente a escola é dirigida pela Prof. Maria Madalena Ramos Ferreira.
Na área de Projetos Educacionais a escola desenvolve o Projeto EDUcanção, Projeto Química com Prazer na Escola, Educação Fiscal, Exposição Literária, Prevenção quanto ao uso indevido de Drogas, Educação Sexual, Projeto Afro brasileiro Indígena e o Projeto de Leitura e Escrita, projeto estes que vem contribuindo de forma significativa para a qualidade de ensino desta instituição de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário